Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

Entenda como está a briga pela classificação na Série A3

Com todos os clubes podendo se classificar, veja como está a situação na tabela

Victor de Godoy, colaboração para o Escanteio SP Publicado em 09/05/2021, às 10h00 - Atualizado às 14h43

Disputa na Série A3 do Campeonato Paulista segue muito acirrada
Disputa na Série A3 do Campeonato Paulista segue muito acirrada - Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

Já passamos do meio da fase classificatória da Série A3 do Campeonato Paulista e ainda não é possível cravar quem garantirá vaga no mata-mata. A diferença do líder Noroeste até o 9º colocado Capivariano é de apenas 7 pontos, com 21 ainda em disputa.

Por enquanto, Noroeste, Votuporanguense, Primavera, Linense, Marília, Barretos, Desportivo Brasil e nacional Nacional compõem o grupo de classificação, mas todos que estão fora têm chance de invadir o G8; até o lanterna Penapolense ainda pode chegar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Escanteio SP (@escanteiosp)

A "nota de corte" da A3

Desde 2019, ano em que a Série A3 do Campeonato Paulista adotou o formato atual, todo clube que fez pelo menos 21 pontos conseguiu se classificar.

Voltando para 2020, o Nacional, 8° colocado daquele ano, somou 21, três a mais que o Desportivo Brasil, 9° colocado com 18 pontos. Já em 2019, a 'nota de corte' foi mais alta, o Audax se classificou com 22 pontos, dois a mais que o 9° colocado daquele ano, o Primavera.

A situação de cada time

Seguindo o retrospecto, o Noroeste é o mais confortável, precisando apenas de mais 4 pontos para se classificar; logo, um empate e uma vitória em sete jogos já garantem uma vaga.

Do 2° ao 4° colocado, a situação também está controlada. O vice-líder Votuporanguense está com 15 pontos, precisando de mais 6 seguindo o critério. No caso do Primavera e do Linense, respectivamente 3° e 4° colocados, ambos possuem 14 pontos, necessitando de mais sete para assegurar a classificação.

Completando o G8 estão Marília, Barretos, Desportivo Brasil, todos com 13 pontos, e Nacional, com 10. Além do Naça, Capivariano e São José, que ocupam 9° e 10° lugares, também somam 10 pontos e estão colados na briga pelo G8.

Mais abaixo aparece um grupo com Comercial, Rio Preto e Olímpia somando 9 pontos e o Bandeirante com 8. Em campeonato ainda muito embolado, uma rodada pode mudar o cenário de qualquer um desses times e colocá-lo no grupo de classificação.

A situação é um pouco mais delicada para os times dentro da zona de rebaixamento. O penúltimo colocado Batatais soma 6 pontos e precisaria fazer uma ótima campanha de recuperação, somando 15 dos 21 pontos para se classificar. Já o Penapolense tem o cenário mais improvável, com apenas 3 pontos somados em oito jogos, sem nenhuma vitória.

Confrontos da próxima rodada

Na próxima segunda-feira (10), a Série A3 do Campeonato Paulista volta a ter jogos pela tarde. Confira os jogos e horários:

15h00
Bandeirante x Primavera
Barretos x São José
Rio Preto x Marília
Capivariano x Penapolense

17h00

Batatais x Votuporanguense
Linense x Nacional
Noroeste x Olimpia
Comercial x Desportivo Brasil