Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

Final da Série A2 terá equipe de arbitragem feminina

Edina Alves Batista apita o jogo e será acompanhada por outras mulheres

Redação Publicado em 31/05/2021, às 08h00

Equipe de arbitragem será integralmente feminina
Equipe de arbitragem será integralmente feminina - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A final da Série A2 do Campeonato Paulista, que será disputada entre Água Santa e São Bernardo, nesta segunda-feira, no Canindé, terá a equipe de arbitragem formada integralmente por mulheres. 

Edina Alves Batista, de 41 anos, será a dona do apito na decisão do estadual. Uma das árbitras de maior destaque do futebol nacional e integrante do quadro da FIFA, ela vem quebrando tabus desde 2019, quando foi a primeira mulher a apitar uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro em mais de 14 anos. Edina também tem no currículo participações na Copa do Mundo Feminina, além de Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. 

Em todos esses marcos históricos, ela estava acompanhada da assistente Neuza Ines Back, que também está escalada para a final desta segunda-feira. Além dela, Fabrini Belivaqua Costa será a segunda assistente, enquanto Adeli Mara Monteiro será a quarta árbitra. Daiane Caroline Muniz dos Santos é a responsável pelo VAR, que terá Amanda Pinto Matias na assistência. Silvia Regina de Oliveira, como assistente de vídeo, e Ana Paula da Silva Oliveira, como observadora do VAR, completam a equipe.

Vale destacar também que todas elas já tiveram mais de uma participação no decorrer da Série A2 do Campeonato Paulista em 2021. Todas também já atuaram pelo menos uma vez nas respectivas funções para as quais estão escaladas nesta segunda-feira.

A decisão vale o título da Série A2 do Campeonato Paulista, disputado por Água Santa e São Bernardo. O jogo de ida, no Primeiro de Maio, terminou empatado em 0 a 0. Dessa forma, quem vencer a partida fica com a taça. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.