Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

FPF tenta acelerar fim da Série A3 por Copa Paulista, mas clubes barram; saiba quando torneio deve começar

Federação queria encerrar Série A3 ainda em outubro, mas clubes não aceitaram jogar duas vezes por semana

Lorenzo Meyer, Nicola Ferreira, Enrico Liberatori e Gabriel Ambrós Publicado em 11/10/2020, às 14h37

São Caetano é o atual campeão da Copa Paulista
São Caetano é o atual campeão da Copa Paulista - Foto: Fabrício Cortinove/São Caetano

A Federação Paulista de Futebol (FPF) não conseguiu colocar em prática o plano de acelerar o fim da Série A3 para iniciar a Copa Paulista na primeira semana de novembro. A ideia foi colocada em pauta no Conselho Técnico das quartas de finalda Série A3, mas foi prontamente vetada pela maioria dos clubes.

Conforme noticiado incialmente pelo NetLusa e confirmado pelo Escanteio SP, a FPF planeja começar a Copa Paulista em 4 de novembro com dois jogos por semana devido ao calendário curto – a entidade quer encerrar a competição ainda este ano –, mas, para isso, precisaria acelerar o fim da Série A3, previsto para a 22 de novembro.

O Escanteio SP entrou em contato com dirigentes de alguns clubes da Série A3 na última semana e todos disseram que a FPF anda não havia comunicado a intenção de acelerar o fim do torneio. A notícia veio neste domingo, quando aconteceu o Conselho Técnico das quartas de final, e não foi bem recebida pela maioria dos clubes. Dois oito classificados, cinco se posicionaram de maneira contrária a jogar duas vezes por semana para terminar o estadual até o dia 31 de outubro.

Acompanhe o Escanteio SP no InstagramFacebook e Twitter

Deste modo, a FPF se vê em uma encruzilhada para a realização da Copa Paulista. Sem a possibilidade de fazer dois jogos por semana nas primeiras rodadas devido à reta final da Série A3, a entidade terá que quebrar a cabeça junto com as equipes para terminar a competição antes do final do ano. O Conselho Técnico está marcado para esta terça-feira.

Uma das saídas seria antecipar o começo da Copa Paulista ainda para outubro, fazendo as primeiras rodadas com uma partida por semana, mas isso afetaria o planejamento de algumas equipes, que já trabalhavam com o início do torneio em 4 de novembro. Adiar o fim da competição ou encurtar ainda mais o formato seriam as outras opções. 

Participantes, formato e datas da Copa Paulista serão definidos em reunião via videoconferência nesta terça-feira. Com alguns clubes fazendo mistério, Guarani, Ferroviária, Inter de Limeira, Água Santa, São Bernardo, Portuguesa, XV de Piracicaba, Juventus, Portuguesa Santista e Atibaia são equipes que já trabalham de olho na competição. Entre os times da Série A3, o Comercial deseja jogar o torneio, enquanto o Noroeste confirmou que não entra na disputa.

Sem a presença de público e arrecadação com bilheteria, o grande atrativo da Copa Paulista em 2020 são os prêmios para os finalistas: uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e uma na Copa do Brasil. O campeão escolhe a vaga de sua preferência e o vice-campeão fica com a restante.


Receba as notícias do seu time diretamente no Whatsapp