Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

O zagueiro que foi o 'rei do acesso' do futebol paulista em 2020

Raphael subiu para a Série A2 com o EC São Bernardo e para a Série A3 com o São José

Redação Publicado em 15/12/2020, às 16h00

Defensor conquistou dois acessos em pouco mais de um mês
Defensor conquistou dois acessos em pouco mais de um mês - Foto: Divulgação/EC São José

A maioria dos clubes e jogadores inicia uma temporada com o objetivo de conquistar o acesso a uma divisão superior. Em 2020, o zagueiro Raphael Cavalcante de Carvalho foi além e conquistou dois acessos na mesma temporada do futebol paulista.

Raphael começou a temporada disputando o Campeonato Paulista Série A3 pelo EC São Bernardo e continuou no clube após a paralisação por conta da pandemia de covid-19. Titular na maioria das partidas, o defensor de 23 anos conquistou o acesso à Série A2 vencendo o Comercial nas semifinais. Porém a temporada não acabou por aí.

Com o final da Série A3 no dia 16 de novembro e idade para atuar na Segunda Divisão, Raphael acertou com o São José para disputar a fase final da Bezinha e já entrou em campo no dia 25, pelas oitavas de final. Ele assumiu a titularidade nas quartas, como capitão do time, e carimbou mais um acesso ao superar o Manthiqueira nas semifinais.

As conquistas foram separadas por um mês e seis dias. O acesso na Série A3 com o EC São Bernardo foi conquistado no dia 7 de novembro, enquanto a promoção na Bezinha foi confirmada no último domingo, 13 de dezembro.

"O sentimento de subir duas equipes no mesmo ano é algo maravilhoso, mostra que o trabalho está sendo feito da forma correta e que todo esforço e dedicação está valendo a pena", disse o 'rei do acesso' de 2020, que também destacou as dificuldades do ano.

"Profissionalmente é o ano dos sonhos, grandes conquistas pessoais, mas infelizmente sabemos que o mundo está passando por um momento muito difícil, onde muitas pessoas estão tendo grandes percas. Meu desejo é que tudo isso logo acabe e todos possam retomar a vida da melhor forma".

Acesso com o São José depois de bater na trave

Raphael conquistou o acesso em sua segunda passagem pelo São José. Ele também atuou pela Águia do Vale em 2018 e por pouco não subiu com a equipe, que acabou eliminada nas semifinais pelo Comercial de forma dolorosa, sofrendo o gol da eliminação nos acréscimos do segundo tempo.

"Esse acesso pelo São José foi algo muito importante para o clube e para cidade. Eu estava no elenco de 2018 quando perdemos o acesso nos últimos minutos, mas agora a história foi diferente e não escapou. Cheguei sabendo da grande responsabilidade que seria, mas também vim com o grande objetivo que era conseguir o acesso e ele foi atingido com sucesso", disse o zagueiro.

Dois acessos em três passagens pelo Cachorrão

Foto: Divulgação/EC São Bernardo

Pelo EC São Bernardo, o aproveitamento de Raphael na carreira é ainda melhor. Em três passagens pelo Cachorrão, o zagueiro conquistou dois acessos: além de subir para a Série A2 em 2020, ele foi promovido da Segunda Divisão em 2017 superando nas semifinais o Osasco FC.

"A sensação de estar conquistando o segundo acesso pelo clube é sensacional porque foi onde eu tive a primeira oportunidade profissional. Deixar o nome na história é algo realmente gratificante", disse o atleta de 23 anos após a conquista do acesso com o EC São Bernardo para a Série A2.