Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

Portuguesa: informações, possível escalação e pelo que deve brigar na Copa Paulista

Lusa pode repetir sucesso de 2020 se disputar o torneio com força máxima

Redação Publicado em 13/09/2021, às 09h00

Lusa chega como incógnita para a Copa Paulista
Lusa chega como incógnita para a Copa Paulista - Foto: Divulgação/Portuguesa

Atual campeã, a Portuguesa retorna à Copa Paulista como uma das maiores incógnitas da competição. O time do Canindé tem condições técnicas de brigar pelo bicampeonato, mas está paralelamente envolvido na disputa do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro.

O acesso na competição nacional é a prioridade da Lusa no semestre. Após se classificar na liderança do grupo 7, a equipe busca recuperação no jogo de volta da 2ª fase contra o Caxias, após derrota por 1 a 0 no Rio Grande do Sul.

Caso consiga avançar, a Portuguesa voltaria a jogar no último final de semana de setembro e primeiro de outubro, comprometendo o desempenho no torneio regional, já que o técnico Fernando Marchiori deve priorizar o campeonato nacional. Caso não siga na competição, o elenco reúne todo o foco na Copa Paulista, até para seguir com calendário nacional no ano que vem.

Independente das variáveis, o trunfo da Portuguesa em relação à maioria dos rivais é a continuidade. Boa parte do elenco disputou a Série A2 pelo clube e todos estão treinando e disputando a Série D há meses; com isso, aliado ao trabalho da comissão técnica que segue no posto desde 2020, o entrosamento deve ser maior em relação aos times que montaram um novo elenco nas últimas semanas. 

Confira o elenco da Portuguesa

  • Goleiros: Dheimison, Thomazella
  • Zagueiros: Willian Magrão, Patrick, Gilberto Alemão, Fernando Lombardi
  • Laterais: Feijão, Denis Neves, Lenon, Julinho, Marco
  • Volantes: Caíque, Walfrido, Marzagão, Wellington Reis, Tauá, Queven
  • Meias: Danilo Pereira, Raphael Luz, Cesinha, Felipe Souza, Rafael Tche
  • Atacantes: Erminio, Lucas Douglas, Maykinho, Brayan, Serafim, Miguel Augusto, Caio Mancha, Jordan, Tito

Possível escalação

Dheimison; Feijão, Willian Magrão, Patrick e Denis Neves; Caíque (Tauã), Marzagão (Walfrido) e Raphael Luz (Danilo Pereira); Lucas Douglas, Maykinho (Caio Mancha) e Ermínio. 

Possível time da Portuguesa na Copa Paulista.

 

Pelo o que deve brigar

Caso a Portuguesa jogue a fase de grupos com um time alternativo, a situação pode se complicar já que o clube do Canindé está no grupo mais competitivo, o D - também o único com cinco integrantes.

Se a equipe da capital ainda divide atenções, o Atibaia fez investimentos e montou um bom elenco em busca de uma conquista inédita no regional. Mais atrás na briga, o Juventus também prioriza a competição, mas aparece com um time mais econômico, recheado de jogadores da base. Completando a chave, Taubaté e São Caetano ficam atrás com times menos competitivos.

Apesar do número maior de participantes, o grupo classifica dois times às quartas de final, como os restantes.

Por outro lado, se colocar o que tem de melhor em campo, a Portuguesa se destaca como uma das postulantes ao título, tentando desafiar o principal favorito São Bernardo.