Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

Portuguesa vence dérbi contra o Juventus com dois de Lucas Douglas

Lusa conta com a melhor defesa do campeonato para neutralizar o ataque juventino

Redação Publicado em 26/08/2020, às 16h57 - Atualizado às 17h43

Vitória classifica a Portuguesa para a fase final
Vitória classifica a Portuguesa para a fase final - Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Portuguesa e Juventus se enfrentaram nesta quarta-feira, no Canindé, valendo a classificação antecipada para a fase final do Campeonato Paulista Série A2. Melhor para a equipe da casa, que venceu o Dérbi dos Imigrantes por 2 a 1, com dois gols de Lucas Douglas.

A vitória deixa a Portuguesa com 24 pontos, na terceira posição e classificada para o mata-mata, no qual vai buscar o acesso à Série A1 no ano do centenário. Na próxima rodada, a Lusa cumpre tabela diante do Red Bull Brasil, que luta contra o rebaixamento.



O Juventus, por outro lado, continua com 21 pontos e cai para a sétima posição da tabela, mas ainda depende apenas de si próprio para se classificar. Basta vencer o Atibaia na rodada final na Rua Javari para não depender de qualquer combinação de resultados.

Juventus vai mal no 1º tempo

A Portuguesa de Fernando Marchiori foi a campo com a mesma formação da última partida e obteve o mesmo resultado. A melhor defesa da Série A2 manteve o Juventus zerado, enquanto o ataque, o pior do campeonato, contou com grandes atuações individuais

Do outro lado, Alex Alves teve um problema logo antes do jogo. Sem Mazola, que sentiu um desconforto e não foi relacionado, o treinador armou o Juventus com trio de atacantes (Carrara, Bruno Xavier e Wilson) e reforçou o meio-campo com o zagueiro Lucas improvisado na função de volante.

A nova formação não deu resultado: jogando de branco, o clube grená mal conseguiu passar do meio-campo. A quipe rubro-verde, mais entrosada, dominava a posse de bola, mas a defesa juventina conseguia frear o ataque tanto pelo alto quanto pela grama.

Isso mudou aos 25 minutos em jogada individual de Lucas Douglas. O atacante da Lusa recebeu na meia-esquerda, fintou três marcadores no mesmo movimento e finalizou rasteiro. Ele não pegou em cheio, mas colocou a bola longe o bastante do goleiro André Dias e fez 1 a 0.

A vantagem poderia ser de dois gols se não fosse por André Dias. O camisa 1 juventino fez excelente defesa aos 33 minutos em cabeceio de Lúcio Flávio, que subiu livre na grande área, ignorado pela zaga adversária.

Lusa amplia e se classifica

Para consertar o esquema que não deu certo no primeiro tempo, Alex Alves promoveu três alterações no intervalo. Com as entradas de Nathan, Basílio e Brunão nos lugares de Lucas, Cristian e Wilson, o Juventus deu mais qualidade ao meio-campo e o jogo ficou mais franco.

Mesmo assim, foi a Portuguesa que marcou o segundo gol da partida novamente com Lucas Douglas. Aos 19 minutos, ele recebeu passe preciso de Luan Vian, quebrando a linha de defesa juventina, e finalizou no canto baixo de André Dias para ampliar a vantagem.

Dois gols à frente, a Lusa recuou e deixou a melhor defesa do campeonato garantir a vitória no clássico. A pressão juventina, mais na raça do que na tática, só ameaçou o goleiro Dida em cobrança de falta de Nathan nos minutos finais.

Portuguesa 2 x 0 Juventus
Data: 
26 de agosto de 2020, quarta-feira
Local: Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé), São Paulo, SP
Gols: Lucas Douglas 2 (Portuguesa)

Jogos da 14ª rodada da Série A2

Terça-feira (25)
Penapolense 1 x 2 Red Bull Brasil

Quarta-feira (26)
Monte Azul 1 x 0 Portuguesa Santista
Votuporanguense 0 x 3 São Caetano
Atibaia 3 x 1 Rio Claro
Sertãozinho 2 x 0 Taubaté
São Bernardo 3 x 2 XV de Piracicaba
Portuguesa 2 x 0 Juventus

Quinta-feira (27)
15h00 - Audax x São Bento