Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

São Bernardo venceu o Juventus na Rua Javari na primeira fase

Clubes se enfrentaram pela 9ª rodada e se encontram novamente no mata-mata

Redação Publicado em 06/09/2020, às 12h40 - Atualizado às 16h00

Bernô venceu por 1 a 0 fora de casa
Bernô venceu por 1 a 0 fora de casa - Foto: Ale Vianna/CA Juventus

Juventus e São Bernardo se enfrentam na próxima segunda-feira (7) pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista Série A2. É o confronto do time de melhor campanha da primeira fase contra o oitavo colocado, o time de pior aproveitamento entre os classificados.

Primeiro colocado da primeira fase, o São Bernardo levou a melhor na primeira partida entre as equipes na temporada. Pela 9ª rodada, fora de casa, a equipe do ABC Paulista contou com a força da defesa para vencer por 1 a 0.

A partida na Rua Javari foi equilibrada. Melhor no primeiro tempo, o São Bernardo abriu o placar nos acréscimos com um belo gol. Após erro na saída de jogo, Rodrigo Souza roubou a bola e lançou Douglas Santos, que encobriu o goleiro André Dias. Na etapa final, o Juventus foi melhor e mais ofensivo, mas a defesa aurinegra estava em grande dia e segurou a vitória.

Realizado no dia 1º de março, o jogo marcou o duelo entre duas das melhores defesas da Série A2 até aquele momento. Juventus e São Bernardo, assim como Portuguesa Santista e Portuguesa, haviam sofrido apenas seis gols nas oito primeiras partidas.

No ataque, o Juventus levava pequena vantagem. O Moleque Travesso havia marcado 11 gols nas oito primeiras rodadas, sendo sete deles do artilheiro Léo Castro. O Bernô somava 10 gols pró na competição, metade deles marcados por Marlyson. Os dois artilheiros tiveram atuações apagadas na partida e passaram em branco.

O que mudou nos times?

São Bernardo manteve a base do time

Durante a paralisação da Série A2, que durou mais de cinco meses entre as rodadas 12 e 13, o São Bernardo manteve a maior parte do elenco. Além disso, o clube ainda trouxe reforços para a reta final, como o meia Allan Dias, que deixou sua marca com dois gols nas três últimas rodadas da primeira fase.

O São Bernardo manteve a defesa, ponto forte da equipe de Marcelo Veiga durante as 12 primeiras rodadas. Porém, no retorno do campeonato, o setor não teve o mesmo desempenho, sofrendo 4 gols na derrota para o São Caetano e mais dois na vitória contra o XV de Piracicaba.

Mesmo assim, o Bernô terminou a primeira fase com a segunda melhor defesa (12 gols sofridos), perdendo apenas para a Portuguesa (8 gols). Os dois times, inclusive, são os únicos da Série A2 com média de menos de um gol sofrido por jogo.

Juventus reconstruiu o elenco

No Juventus, a paralisação do campeonato foi bem diferente. Passando pela maior crise financeira de sua história, o clube da Mooca não renovou com a maioria do elenco, priorizando os titulares. Com isso, o elenco está bastante modificado com relação ao que enfrentou o São Bernardo em março.

O time titular do Juventus tem cinco novas peças, sendo o principal reforço o meia-atacante Bruno Xavier. Ele tem atuado em função parecida com a de Léo Castro, que voltou para a Ferroviária após empréstimo, e já marcou três gols com a camisa grená. Outro destaque é zagueiro Thiago Duchatsch, que chegou com a missão de substituir o capitão Robson e tem dado conta do recado.

Enquanto isso, o banco foi quase todo reformulado. O grupo de jogadores reservas à disposição do técnico Alex Alves é formado por reforços contratados durante a paralisação e por jogadores formados nas categorias de base do clube, que tiveram preferência nos três últimos jogos da primeira fase.

Quer receber as notícias do seu time em primeira mão? Entre nos grupos do Escanteio SP no Whatsapp.