Escanteio SP
Facebook Escanteio SPTwitter Escanteio SPInstagram Escanteio SP

Série A2 começará no fim de fevereiro e terá VAR a partir das quartas de final

Clubes e FPF se reuniram para decidir as diretrizes da competição estadual

Redação Publicado em 09/12/2020, às 11h55

16 clubes vão brigar pela taça da Série A2
16 clubes vão brigar pela taça da Série A2 - Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão

O Campeonato Paulista da Série A2 de 2021 já tem data para começar. Nesta quarta-feira, clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) se reuniram para o Conselho Técnico por videoconferência e decidiram as diretrizes para a competição. 

O segundo nível do estadual começará apenas em 28 de fevereiro, mais de um mês depois se comparado à ultima edição, que teve seu início em 22 de janeiro. A final está programada para 22 de maio. Isso acontece por conta das mudanças drásticas no calendário deste ano. A Copa Paulista, por exemplo, terminará a dois dias do Natal. Em 2019, ela foi encerrada em meados de novembro. 

Assim como as três últimas temporadas, a Série A2 de 2021 será disputada por 16 times. EC São Bernardo e Velo Clube subiram da Série A3, enquanto Oeste e Água Santa caíram da Série A1. São Bernardo, Portuguesa, Taubaté, XV de Piracicaba, Monte Azul, Juventus, Portuguesa Santista, Rio Claro, Atibaia, Sertãozinho, Audax e Red Bull Brasil permaneceram na competição.

O formato segue o mesmo, com dois times sendo rebaixados e oito se classificando ao mata-mata, onde serão definidos as duas equipes que ficarão com o acesso. 

Acompanhe o Escanteio SP no InstagramFacebook e Twitter

Para a temporada de 2021, a FPF promoverá a utilização do árbitro de vídeo a partir das quartas de final. Em 2020, a ferramenta foi utilizada apenas a partir das semifinais, quando foi decidido o acesso.

Os clubes também aprovaram a ampliação do uso concomitante de atletas da Lista B. Para o torneio de 2021, serão permitidos até 7 jogadores oriundos das categorias de base dos clubes, enquanto em 2020 cinco jogadores nessas condições podiam atuar ao mesmo tempo.