Levando em consideração apenas as competições do estado, conheça os goleadores de 2020
Redação Publicado em 30/12/2020, às 10h00
As competição profissionais do futebol paulista chegaram ao fim em 2020. Levando em consideração as Séries A1, A2, A3, a Segunda Divisão e a Copa Paulista, o Escanteio SP enumerou os principais artilheiros dos campeonatos realizados no estado em 2020.
1º - Lucas Duni (Velo Clube)
Craque da Série A3, Lucas Duni terminou a temporada como artilheiro do futebol paulista profissional. Aos 24 anos, o atacante marcou 12 gols em 23 jogos. Foram nove no estadual, onde terminou como artilheiro, e mais três na Copa Paulista. Ele deve permanecer no Velo Clube para a temporada de 2021.
2º - Wesley Tanque (Comercial)
Principal nome do Comercial, Wesley Tanque balançou as redes 10 vezes em 19 jogos. Foram cinco gols na Série A3 e outros cinco na Copa Paulista. O centroavante tem contrato com o Bafo até junho do ano que vem, mas está cobiçado no mercado da bola e deve deixar o clube antes disso.
3º - Marcos Paulo (Monte Azul e Ferroviária)
Marcos Paulo foi um dos destaques da ótima campanha do Monte Azul na Série A2 antes da parada por conta da pandemia do novo coronavírus. Ele marcou oito gols nesse período. Após passagem discreta no Boa Esporte, o centroavante defendeu a Ferroviária, onde marcou um gol na Copa Paulista. Ele tem contrato com a Ferrinha apenas até janeiro.
3º - Léo Castro (Juventus)
Léo Castro disputou apenas 12 partidas pelo Juventus, todas antes da paralisação da Série A2, mas mais uma vez deixou sua marca. Foram nove gols. O atacante, que pertence a Ferroviária, está disputando a Série B do Brasileiro pelo Paraná.
3º - Bambam (São Bento)
Bambam chegou ao São Bento durante a Série A2, quando o clube estava na zona de rebaixamento. Os nove gols do atacante em 12 partidas foram fundamentais para o Bentão reagir e conseguir o acesso. Após disputar a Série C, ele rumou ao Juventude, onde tem atuado na Série B.
3º - Victor Sapo (EC São Bernardo e XV de Piracicaba)
Victor Sapo foi um dos destaques do EC São Bernardo na disputa da Série A3, onde marcou oito gols em 19 jogos. Após o acesso histórico, o centroavante rumou ao XV de Piracicaba. Na disputa da Copa Paulista, ele marcou um gol em seis jogos. O atacante não ficará no XV e deve definir seu futuro nas próximas semanas.
3º - Pequeno (Itararé)
João Felippe, o Pequeno, foi o grande nome da ótima campanha do Itararé na Segunda Divisão. Com nove gols em 12 jogos, o meia-atacante levou o time às quartas de final e terminou como um dos artilheiros da competição. Em 2021, ele disputará a Série A2 pelo Atibaia.
3º - Breno (São José)
Breno foi um dos principais nomes do São José no título da Segunda Divisão. Foram nove gols em 14 jogos, sendo três nas semifinais. O jogador de 22 anos tem contrato com a Águia do Vale até o final deste ano.
3º - Wendel Rosas (Manthiqueira)
O Manthiqueira parou nas semifinais da Bezinha justamente para o São José, mas teve um dos artilheiros da competição. Wendel Rosas, de 23 anos, marcou nove gols em 13 jogos e tem contrato com o time de Guaratinguetá até o final deste ano.
10º - Gustavo Nescau (Marília)
Aos 20 anos, Gustavo Nescau não teve tantas oportunidades pelo Marília na Série A3, mas desandou em fazer gols na Copa Paulista. Com oito em 15 jogos, ele foi um dos artilheiros da competição. O goleador tem contrato com o MAC até 2023.
10º - Adilson Bahia (Portuguesa)
Adilson Bahia passou a Série A2 zerado, mas uma mudança de posicionamento potencializou as melhores características do atacante, que se consolidou com um dos destaques do título da Portuguesa na Copa Paulista. Centralizado no ataque, o homem de frente marcou oito gols em 13 jogos. Ele tem vínculo com a Lusa até o final deste ano.
10º - Marlyson (São Bernardo)
Marlyson se destacou pelo São Bernardo na disputa da Série A2, onde o clube caiu nas semifinais para o São Bento. Ao todo, foram oito gols em 17 jogos. Após o Paulista, ele rumou ao Boa Esporte-MG para a disputa da Série C.